1º Festival Literário de Campinas – Flic@ no Estação Cultura em Campinas - Notícias no Agito Campinas Eventos, shows, Baladas no Agito Brasil

Notícia

1º Festival Literário de Campinas – Flic@ no Estação Cultura em Campinas

1º Festival Literário de Campinas – Flic@ no Estação Cultura em Campinas

Informações

O “1º Festival Literário de Campinas – Flic@” vai ser realizado na Estação Cultura a partir desta quinta-feira, dia 16 de novembro de 2023, até domingo, dia 19, com uma extensa programação que inclui literatura, música e teatro. O acesso é livre, para todas as idades, com atrações para toda família.

O evento será dividido em vários espaços com 35 expositores, sendo 30 editoras/distribuidoras de Campinas e de outras cidades; participação de 50 autores independentes, e haverá ainda 120 oficinas e um palco principal para 18 apresentações artísticas.

Serão quatro dias de atividades voltadas à leitura e uma programação artística e cultural gratuita com shows, peças de teatros e oficinas.

O anúncio do evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 14 de novembro, na Prefeitura, e integra as ações em comemoração aos 250 anos de Campinas. Também participaram do encontro representantes da Academia Campinense de Letras e da Academia Campineira de Letras e Artes, o ator Luciano Szafir, que é conselheiro-presidente do Instituto Formando Leitores, parceiros do evento e expositores que participarão do “Flic@”.

“O Flic@ vai ficar na história da cidade porque é um evento que já começa grande. É um orgulho para Campinas: transformar não somente crianças, jovens, mas toda a população de Campinas em leitores é a construção da cidadania”, disse o prefeito Dário Saadi.



Programação diversa

As atividades do “Flic@”, de acordo com a secretária da Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, foram pensadas para públicos de diferentes idades. Entre as obras disponíveis na festival, haverá títulos para o público infantojuvenil, adulto, geek, estudantes, afro literário, romances de fantasia, literatura na contemporaneidade, obras de ficção, entre outros.

Também haverá uma sala sensorial inclusiva para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e salas lúdicas com contação de histórias e músicas para o público infantil. “Isso também traz a inclusão, que é um aspecto muito importante porque com a parceria da Educação traz muitos alunos da rede”, comentou a secretária.

A proposta do espaço Geek, por exemplo, é dialogar com o adolescente que está totalmente conectado na rede social, mas que pode ver o lado lúdico da leitura também.

Educação

Quatro mil estudantes da rede municipal de ensino vão visitar o “Flic@” durante os dois primeiros dias do evento, 16 e 17. A Secretaria Municipal de Educação terá dois estandes, onde estarão expostos para vendas livros de autoria dos profissionais da rede.

Os estandes também terão programações como rodas de leitura, destinadas aos estudantes do ensino fundamental, oficinas de origami, palestra, lançamento de livro, roda de conversa com escritores, declamação de poemas e oficina de fanzine, entre outras atividades.

No dia 16, quinta-feira, nos períodos da manhã e tarde, o público poderá participar da oficina “Circo – Aprendendo Malabares”, ministrada pela Escola de Circo Balão Mágico. As aulas serão no auditório do Ceprocamp. A mesma oficina terá uma reapresentação no dia 17, sexta-feira, também nos períodos da manhã e tarde.

Na quinta-feira e na sexta-feira, a partir das 11h, está prevista a apresentação da peça de teatro “Pararatimbum – Um reino para a música”, com a companhia Os Geraldos.

O evento também contará com diversas atividades, tardes de autógrafos, além das palestras e oficinas em espaços do Ceprocamp.

2ª Feira Afro Literária

Junto com o “Flic@” acontece também a “2ª Feira Afro Literária – Laudelina de Campos Mello”, com a presença de autores negros locais, sendo 25 expositores e uma agenda de atividades culturais. A iniciativa, de acordo com a Prefeitura, busca representar um marco significativo no Mês da Consciência Negra.

A curadoria do “Flic@” e da “2ª Feira Afro-Literária” é das coordenadorias de bibliotecas, cidadania cultural e produção cultural.

Também nesta edição haverá a participação dos povos originários.

Luciano Szafir

Conselheiro-presidente do Instituto Formando Leitores, o ator e apresentador participará Luciano Szafir participará do “Flic@”. O objetivo do Instituto, segundo ele, que tem a leitura como propósito da própria profissão, é formar leitores literários. Ele estará no estande do Grupo LJS Educar, um dos expositores do Festival.

Confira abaixo os participantes:

Editoras

Academia Campinense de Letras – com 1 estande
Academia Campineira de Letras e Artes – com 1 estande
Editora Roccocom – 1 estande
Editora Harper – 1 estande
Oficios Terrestres Edições Livrearte Editora – 1 estande
Papirus- 1 estande
Paladar Cultural – Raquel Alves- 1 estande
Instituto Rubem Alves – 1 estande
Capella Editorial- 1 estande
Editora Autores Associados- 1 estande
Livraria Leitura- 2 estande
Portal do Poeta Brasileiro – 1 estande
Editora Mostarda- 2 estande
Grupo Editorial Record- 1 estande
Editora Ciranda Cultural – 2 estande
Editora Fábio Kataoka- – 1 estande
Editora Voo- 1 estande
Cia das Letras/ Saber e Ler- 1 estande
Krauss Editora- 1 estande
Editora Scwarcz – 1 estande
LJS Distribuidor- 1 estande
Editora Estrela- 1 estande
Editora Melhoramentos- 1 estande
SME- 1 estande
Eanglemos- 1 estande
Sebo Capítulo 2 – 1 estande
PMC Escreve – 1 estande
Diretoria de Ensino Campinas Oeste – 1 estande
Coletivos de Mulheres que escrevem – 1 estande
Autores Independentes – 1 estande
Explosão Criativa – 2 estandes

Total: 35 estandes

Escritores/Palestrantes

Alessandra Ribeiro
Edna Lourenço
Prof. Dr. Lindener Pareto – Palestra: “Ser professor em tempos de guerra”
Raquel Alves – Paladar Cultural
Thiago Bueno – Palestra: Desbloqueando o Poder das Comunidades Gamer
Aline Pachamama, Lu Ahamy e Awa Mbarete – Povos originários
Flávia Martins
Francisco Lima Neto

Serviço:
“1º Festival Literário de Campinas – Flic@”

Obs.: O AgitoBR não se responsabiliza pelas informações disponibilizadas neste canal, sugerimos confirmar as informações com os idealizadores do evento antes de comparecer.

Divulgador

Image

Tags



Outras Coberturas

  • Image

    Carna Zoi 10.02.2024

  • Image

    Vintage Intense 03.02.2024

  • Image

    Sábado sertanejo do loungemix

  • Image

    Sexta mix loungemix são caetano

  • Image

    Summer Eletro Sunset

  • Image

    BurguerLand Campinas

Siga nas Redes Sociais

Recent Posts